A Atmosmarine é uma empresa de tecnologia científica focada na previsão do tempo e clima, monitoramento ambiental, análise de dados meteorológicos e ambientais e agrometeorologia. Além disso, a AtmosMarine possuí uma combinação de modelos dinâmicos calibrados com modelos estatísticos. Esta abordagem híbrida (numérica-estatística) consegue utilizar os conhecimentos da física desenvolvidos até hoje, através dos termos fonte dos modelos de onda, para isolar o erro do modelo numérico (resíduo) e caracterizar esses resíduos em simulações utilizando Redes Neurais (RNs).
De uma maneira geral, ciclones que ocorrem na região polar são centros de baixa pressão na escala sinótica, que possuem características híbridas no decorrer da seu ciclo de vida. Formam-se com características frontais e modificam-se com características quentes. Não são raros os registros de ventos superiores a 40-50 m/s e ondas do mar com alturas superiores a 6-9 metros. Estes eventos muitas vezes não são detectados na modelagem numérica (global e regional), nem plotadas em cartas sinóticas, por serem causados pelo fenômeno ainda pouco estudado denominado Baixas Polares, com natureza extremamente violenta e intrigante.
O projeto desenvolvido pelo LADSIN, procura entender os processo dinâmicos e termodinâmicos tanto dos ciclones de escala sinótica e mesoescala como as baixas polares sobre a Região Antártica, através de pesquisa na graduação e na Pós Graduação.
Este projeto ocorreu entre 2019 e 2023 e procurou aprimorar as técnicas de uso, classificação e parametrização de informações meteocenográficas atualmente utilizadas com o objetivo de melhor empregar as informações na otimização das diversas atividades ligadas a áreas de Óleo e Gás. Essa atualização entra em conformidade com as mudanças contínuas das técnicas de observação ambiental, sejam in situ (estações meteorológicas) ou remotas (satélites e radar).
A concatenação das diversas informações ambientais, sejam por dados ou reanálises, permitirão a identificação e classificação de fenômenos, de novas parametrizações, de mapeamentos e identificação de períodos de recorrência nas áreas marítimas promissoras.
Laboratório de Meteorologia Dinâmica e Sinótica (LADSIN)
Departamento de Meteorologia
Instituto de Geociências (IGEO)
Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Av. Athos da Silveira Ramos, 274, Bl. H, SALA H2-005
Cidade Universitária – Ilha do Fundão
Rio de Janeiro, RJ 21941-916 – Brasil
Laboratório de Meteorologia Dinâmica e Sinótica (LADSIN) | Todos os direitos reservados